Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Renovação da cota zero para carros elétricos favorece o consumidor brasileiro
Economia

Renovação da cota zero para carros elétricos favorece o consumidor brasileiro

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Márcio Elias Rosa explicou a extensão do benefício para importação de veículos eletrificados.

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo federal decidiu prorrogar por seis meses as cotas de importação com alíquota zero para carros elétricos e híbridos desmontados (CKD) ou semidesmontados (SKD), visando beneficiar o consumidor e estimular a indústria nacional. A medida foi detalhada pelo ministro Márcio Elias Rosa nesta quarta-feira (24).

Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, o titular da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio afirmou que a popularização da eletromobilidade já é uma realidade urbana consolidada no território brasileiro.

O ministro ressaltou que a iniciativa não visa prejudicar a produção interna, mas sim equilibrar o mercado e oferecer melhores condições de preço para quem deseja adquirir um veículo sustentável.

Publicidade

Leia Também:

A nova regra passa a vigorar em 1º de julho do próximo ano, estabelecendo um teto de US$ 463 milhões para as importações nos regimes que permitem a finalização da montagem dos automóveis em solo brasileiro.

Fomento à produção nacional

Segundo Elias Rosa, a decisão acompanha o movimento de montadoras que já iniciaram a instalação de fábricas em estados como São Paulo e Bahia para a produção de modelos híbridos e flex.

O governo acredita que essa transição é fundamental para a criação de novos postos de trabalho e para o aumento da renda, além de ampliar a oferta de tecnologias limpas no setor automotivo.

Em resposta às críticas da Anfavea, o ministro pontuou que o acesso a linhas de financiamento oficiais será restrito a empresas que efetivamente fabricarem seus produtos dentro das fronteiras nacionais.

A associação que representa as montadoras tradicionais teme que a manutenção das isenções possa desestimular fornecedores locais de autopeças e impactar negativamente a cadeia produtiva já estabelecida no país.

Ajuste nas tarifas de importação

Paralelamente à renovação das cotas, o Gecex da Camex confirmou que o cronograma de elevação gradual dos impostos de importação para veículos eletrificados prontos será rigorosamente cumprido.

A partir de julho, a alíquota para modelos semidesmontados (SKD) subirá para 35%. Já os kits totalmente desmontados (CKD) manterão a taxa de 14% até o final de 2026, atingindo o teto em 2027.

"O Brasil não criou barreiras intransponíveis, mas oferece vantagens claras para quem decide produzir aqui", destacou o ministro, reforçando que o país busca ser um polo de fomento industrial.

Por fim, Elias Rosa confirmou que a pressão para adiar o aumento geral da tarifa para 35%, previsto para janeiro do próximo ano, foi rejeitada, mantendo-se o planejamento original do governo federal.

FONTE/CRÉDITOS: Com edição do Lnove Notícias
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Lnove Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR